A cirurgia para correção de complicações de próteses mamárias é das mais exigentes e desafiadoras, e é frequente a paciente ter mais do que uma complicação para corrigir.
Complicações mais frequentes de próteses mamárias:
• Contratura capsular (a mama fica dura e pode gerar desconforto, conforme a gravidade)
• Watter-fall deformity (“deformidade em queda de água” – – acontece quando há queda do parênquima mamário, mantendo-se a prótese na posição correta)
• Double-Bubble deformity (“deformidade em bolha dupla” – ondulação no polo inferior na visão de perfil)
• Bottoming-Out deformity (expansão do polo inferior com a prótese posicionada maioritariamente no polo inferior; o mamilo está posicionado no polo superior e virado para cima)
• Ruptura da prótese (intracapsular ou intra/extracapsular)
• Ondulação cutânea
• Mau posicionamento da prótese
• Apagamento do sulco inframamário
Comprove os resultados
← Arraste a linha para comprovar as diferenças →
A minha tese de doutoramento é sobre a “Etiopatogénese da Contratura Capsular” (uma das complicações das próteses mamárias) e foi efetuada na Faculdade de Medicina do Porto em parceria com a UTSouthwestern Medical School at Dallas-USA, onde fiz um fellowship em 2003-2004. Fiz o primeiro estudo sobre contratura capsular com o Dr. William Adams (referência mundial nesta temática) e com o Prof. Spencer Brown (Diretor de Investigação do Departamento de Cirurgia Plástica), e continuei depois até 2012.
Para mais informação consulte a minha tese de doutoramento.
Saliento que muitas vezes são necessários refinamentos com enxertos de gordura/lipofilling, para um resultado de excelência.
A 1ª consulta é muito importante, para avaliação do seu caso clínico, para lhe pedir exames e para lhe explicar detalhadamente o procedimento cirúrgico, verbal e por escrito, de forma alcançar-se o melhor resultado.
A cirurgia é efetuada sob anestesia geral, ficando internada 2 dias.
Espero desta maneira ter respondido às suas questões iniciais, aguardando o seu contacto.